imagem logotipo Dr. Karlos Holanda Saúde, e Estética Médica

Medicina do Estilo de Vida
Barra da tijuca/RJ

0
Casal fazendo exercícios em casa

Como a Medicina do Estilo de Vida funciona?

A Medicina do Estilo de Vida é a prática baseada em evidências que utiliza a ciência comportamental para promover mudanças de estilo de vida com resultados mais eficazes e duradouros.

Utilizando abordagens terapêuticas como nutrição predominantemente baseada em dieta com vegetais e alimento integral, atividade física regular, sono adequado, administração do estresse, evitar uso de substâncias de risco, e outras modalidades não farmacológicas, com a intenção de prevenir, tratar e, por vezes, reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida que são tão prevalentes.

O que é Medicina do Estilo de Vida?

Baseia-se na ideia de que para uma boa saúde se faz necessário ter o equilíbrio entre 6 pilares:
-alimentação;
-sono;
-manejo de estresse;
-bons relacionamentos;
-controle do uso de substancias tóxicas;
-atividade física.

E isso é comprovado cientificamente. Nessa abordagem contemplamos: Auxiliar na mudança de comportamento Incentivar e empoderar o paciente de que ele é ativo no processo de saúde e pode ir em busca disso. Orientar nas escolhas saudáveis de estilo de vida Atuar na causa das doenças, com possibilidades de suspensão de medicamentos. Permitir que o corpo se proteja e se cure.

Áreas de atuação

Cuidados com a saúde!

Nutrição

Alimentação saudável é um fundamento importante da saúde, sendo o tratamento ou a causa de uma grande variedade de doenças

Atividade Física

A atividade física, mesmo que não esportiva, tem efeitos em prevenção, tratamento e até reversão de doenças

Sono

Baixa qualidade ou privação de sono pode trazer piora de qualidade de vida, transtornos de concentração, memória e disfunções imunológicas, além de ser um risco para desenvolvimento ou agravo de doenças crônicas.

Controle de Tóxicos

O tabaco já está definitivamente estabelecido como causa de muitas doenças. E recomenda-se a moderação no consumo de álcool, pois o excesso pode levar a problemas de saúde

Estresse

Auxiliar os pacientes a reconhecer respostas negativas ao estresse e gerar mecanismos para lidar melhor com ele pode facilitar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, promovendo saúde e bem estar.

Relacionamento

Estudos mostram que indivíduos com fortes conexões sociais tendem a ser mais longevos e saudáveis, no entanto isolamento e solidão são associados com maior chance de desenvolver doenças e de morrer precocemente.