imagem logotipo Dr. Karlos Holanda Saúde, e Estética Médica

Nosso Blog

Informações úteis para se manter saudável e com qualidade de vida

Sarcopenia em Idosos: o que é e como identificar?

Quando refletimos sobre o processo de envelhecimento, umas das primeiras coisas que vem à mente são as mudanças sofridas pelo nosso corpo, afinal não são poucas.

Dentre elas, uma probabilidade maior de surgimento de doenças crônicas que afetam cada vez mais a nossa saúde e qualidade de vida.

E é justamente nesse sentido, que hoje faremos uma abordagem sobre a Sarcopenia, você já ouviu falar?

De uma forma mais simples, a palavra grega sarcopenia, significa “perda de carne”, e diz respeito a perda de massa e força muscular.

Portanto, quando uma pessoa idosa é diagnosticada com essa doença crônica, ela pode ter uma série de sintomas diferentes.

Afinal, eles variam de pessoa para pessoa.

Então, no conteúdo de hoje, vamos conversar sobre a Sarcopenia e descobrir o que ela é, como pode ser diagnosticada, quais são as causas, os sintomas, como tratá-la e, principalmente, responder a principal dúvida: é possível se prevenir?

É isso que vamos ver agora!

 

Você sabe o que é sarcopenia?

Sarcopenia é uma doença crônica que pode afetar pessoas de várias idades diferentes, porém quando se trata de pessoas idosas, essa doença acaba se tornando mais frequente e mais grave, precisando de muitos cuidados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a prevalência de Sarcopenia em indivíduos entre 60 e 70 anos varia entre 5 e 13%, enquanto nos idosos com mais de 80 anos varia entre 11 e 50%. 

Por isso, é preciso ter bastante cuidado e entender muito bem o que é, e como se prevenir desta condição que faz as pessoas idosas perderem massa e força muscular, tornando-se mais dependentes, chegando a não conseguir realizar tarefas simples do dia a dia.

Vale ressaltar que o envelhecimento não é o único fator que causa a Sarcopenia, até porque ela também está ligada a uma série de fatores, como por exemplo:

  • Estilo de vida sedentário;
  • Falta de prática de atividades físicas;
  • Desnutrição;
  • Doenças como a obesidade, diabetes, câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares;
  • Hábito de fumar;
  • Consumo excessivo de bebida alcóolicas.

 

Portanto, já deu para notar que é preciso atenção ao estilo de vida, pois os fatores que levam a sarcopenia são muitos, e mudam de paciente para paciente.

Consultando um médico especialista, você irá receber orientações necessárias a um estilo de vida mais saudável, com uma dieta equilibrada e rica em proteínas, ter uma rotina de exercícios, além de avaliar a necessidade do uso de medicamentos e suplementos para o controle dessa doença.

Esse, sem dúvida, é o melhor caminho para se prevenir contra a sarcopenia.

 

Quais são as principais causas da sarcopenia?

Agora vamos entender melhor como alguns fatores levam ao aparecimento da Sarcopenia:

  • Quando ficamos mais velhos, é comum que mudanças do nosso corpo nos faça perder massa muscular e com isso, nossos músculos ficam mais fracos;
  • Não fazer exercícios físicos regularmente, com treinamento de força faz com que tenhamos uma maior chance de desenvolver Sarcopenia, afinal esse tipo de treinamento favorece a hipertrofia muscular;
  • Você tem uma dieta equilibrada? Não? Pois é, isso pode fazer com que essa doença se manifeste de maneira mais grave, principalmente se não estiver ingerindo uma quantidade adequada de proteínas;
  • Se você tem doenças crônicas, entenda que elas podem acelerar a sua perda muscular.

 

E os sintomas, quais são?

Bom, assim como as causas, é preciso esclarecer que nem todos os idosos com sarcopenia vão apresentar os mesmos sintomas.

 Por isso, veja com atenção, alguns dos sintomas listados abaixo, pois podem estar sinalizando a presença da Sarcopenia:

  • Dificuldade para fazer as tarefas básicas do dia a dia, como levantar-se, subir escadas, fazer comida e até mesmo tomar banho;
  • Quedas frequentes, o que indica um estágio avançado da doença;
  • É muito comum se sentir cansado com facilidade ao realizar exercícios físicos;
  • Esse é um tipo de doença que pode te tornar mais dependente, ou seja, pode ser que você precise utilizar bengalas ou andadores;

 

Lembre-se de manter um acompanhamento constante com o seu médico, e sempre faça exames de rotina, pois isso vai fazer com que a doença seja diagnosticada mais rápido!

 

Como é o diagnóstico de sarcopenia?

O diagnóstico é dado por uma anamnese detalhada e por exames simples realizados no próprio consultório. Também podem ser feitos exames como, Bioimpedância, Tomografia, Ultrassonografia, entre outros que poderão auxiliar no diagnóstico e acompanhamento médico.

 

Qual é o tratamento indicado para essa doença crônica?

Bom, você já viu por aqui que a sarcopenia pode atingir pessoas de todas as idades, porém o índice de descoberta dessa condição em idosos é muito maior.

Então, é importante que você tenha uma rotina diária com exercícios físicos, pois eles mantêm os seus músculos mais fortes e ainda auxiliam na regeneração!

Beba muita água! É isso mesmo, uma parte considerável dos nossos músculos é composta de água, portanto é fundamental manter-se sempre bem hidratado.

Ah e não vale dar a desculpa que tem uma rotina agitada ou que não bebe água porque não gosta, hein?

Você pode sim andar sempre com uma garrafa de água ou beber sucos naturais e chás para compensar a falta de H2O no seu organismo.

Como já te contamos, se você aceitar aderir a um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e repleta de proteínas boas e exercícios físicos constantes, pode te ajudar a prevenir a sarcopenia.

Além disso, você deve evitar os famosos vilões que atacam a nossa saúde, como por exemplo, o hábito de fumar e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Isso vai fazer com que essa doença se torne mais grave.

Em alguns casos seu médico poderá prescrever algumas medicações ou suplementos que auxiliem no controle da sua perda de força e massa muscular. 

 

Conclusão

No texto de hoje, você viu que a sarcopenia é uma doença crônica e que pode deixar a população idosa muito debilitada e dependente, podendo levar a quedas e consequentemente fraturas, como por exemplo a de colo de fêmur, que tem um elevado índice de complicações, podendo inclusive levar ao óbito.

Atividades básicas como tomar banho, lavar a louça ou levantar-se, podem acabar se tornando um grande desafio.

Você chegou a ver também que ter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios é imprescindível como prevenção à sarcopenia.

Espero que tenha gostado do texto, e caso tenha mais dúvidas, faça contato conosco e agende uma consulta, teremos prazer em lhe receber.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Categoria

Saiba mais

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo.

Newsletter