imagem logotipo Dr. Karlos Holanda Saúde, e Estética Médica

Nosso Blog

Informações úteis para se manter saudável e com qualidade de vida

Probióticos: O que são e quais os benefícios em consumir?

Os probióticos estão cada vez mais em alta quando o assunto é saúde e qualidade de vida! Mas você já ouviu falar desses microrganismos poderosos, e como eles podem melhorar a sua qualidade de vida?

Bom! Os probióticos estão se destacando, atualmente, por representarem uma forma natural de promover o equilíbrio e a saúde da nossa flora intestinal.

Afinal, eles podem ser úteis para diversas finalidades, e são indicados para serem ingeridos na dieta diária de alguns pacientes.

Então, se te indicaram esses microrganismos ou se você está procurando uma forma de melhorar a sua saúde intestinal, vem conhecer esse incrível mundo dos probióticos.

Entenda aqui o que são, como funcionam e quais os benefícios?

 

O que são os probióticos?

Primeiramente, vamos entender o que é probiótico. Os probióticos  são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que, quando consumidas nas quantidades certas, conseguem trazer muitos benefícios para a nossa saúde.

Por serem microrganismos vivos, eles também são chamados de “bactérias do bem”. Mas onde podemos encontrar os probióticos? No geral, eles estão presentes em certos alimentos e suplementos.

Esses microrganismos vivos que chamamos de probióticos são, principalmente, bactérias, como lactobacilos e bifidobactérias, além de algumas leveduras.

Eles receberam esse nome por ajudarem a promover um ambiente saudável no nosso trato gastrointestinal, auxiliando no equilíbrio da flora intestinal.

Mas quem é a nossa flora intestinal? Também conhecida como Microbiota, é formada por uma série de microorganismos, fundamentais para nossa saúde e são compostos por cerca de 100 trilhões de seres vivos.

A nossa flora começa a ser formada no momento do nosso nascimento, já estando comprovado que pessoas que nascem de parto normal, recebem uma maior diversidade de bactérias, tendo uma melhor imunidade e reduzindo a chance de desenvolver alergias, depressão, obesidade, entre outras doenças.

O equilíbrio da nossa flora intestinal é importantíssimo, porém quando há um desequilíbrio, o uso de probióticos se torna um grande aliado para reestabelecer esse equilíbrio.

 

Para que serve o probiótico?

Uma das dúvidas mais comuns de quem vai começar a incluir esses microrganismos na dieta, é para que servem esses microrganismos e quais benefícios eles conseguem trazer para a nossa vida como um todo.

Quando ingerimos probióticos, há a colonização da nossa microbiota, e eles se multiplicam, aumentando o número de bactérias “boas”, levando a melhora de diversos desconfortos e de algumas doenças.

Vale ressaltar que esses microrganismos vivos contam com uma variedade de funções e benefícios para o nosso corpo, como podemos observar logo abaixo:

 

Melhora da saúde do intestino

Auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, promovendo um ambiente saudável para o crescimento das bactérias que são benéficas para o nosso intestino.

Como consequência, a ação que eles promovem em nosso intestino, leva a melhora da digestão, redução de problemas gastrointestinais, entre outros.

 

Reforço do sistema imunológico

Outra vantagem incrível é o reforço que eles dão ao nosso sistema imunológico!

Eles auxiliam na estimulação e fortalecimento das defesas imunológicas, prevenindo infecções e reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças.

 

Aumento da absorção de nutrientes

Isso ocorre, pois para que haja uma melhor absorção de nutrientes há a necessidade de um equilíbrio da nossa Microbiota.

 

Suplementos e alimentos com probióticos

Agora que você já entendeu melhor o que são os probióticos e como eles podem melhorar a sua saúde como um todo, você deve estar se questionando: mas onde encontro esses microrganismos vivos para consumir?

Em alimentos, como iogurte, kefir e coalhada há uma grande quantidade deles.

Por outro lado, os probióticos também são comercializados e vendidos no formato de comprimidos em farmácias, e estão presentes em alguns suplementos.

 

Probióticos vs Alimentação Saudável

Um ponto muito importante de destacar sobre os probióticos, é que eles servem como uma adição valiosa em uma dieta saudável, devendo sempre estar associados a essa dieta.

Dessa forma, mesmo que esses microrganismos sejam muito benéficos para a nossa saúde, eles não são uma solução mágica por si só.

A eficácia dos probióticos no nosso corpo aumenta quando combinamos o seu consumo, com uma alimentação equilibrada e saudável.

Isso acontece porque uma dieta rica em fibras, nutrientes essenciais e alimentos integrais, por exemplo, fornece um ambiente propício para o crescimento, e a ação dos microorganismos no nosso intestino.

Então, ao decidir ter uma dieta saudável, é possível fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da saúde geral, enquanto os probióticos ajudam a otimizar a saúde do intestino e a fortalecer o sistema imunológico.

É a combinação destes dois elementos que vai criar um ambiente favorável para a digestão. Bem como a melhor absorção de nutrientes e a prevenção de distúrbios gastrointestinais.

Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com probióticos, é fundamental que você consulte um especialista no assunto, que saberá indicar o melhor tipo de probiótico para o seu caso.  E lembre-se o mais importante é manter um estilo de vida saudável, com alimentação adequada e prática de exercícios regularmente.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Categoria

Saiba mais

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo.

Newsletter